Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Primeira brasileira a realizar o Canal da Mancha estará no Rio Negro Challe

swimchannel

16/05/2019 00h50

Kay France, a primeira mulher latino-americana a nadar o Canal da Mancha participará no próximo domingo (19) do Rio Negro Challenge. Há 40 anos ela fez a famosa travessia entre a Inglaterra e França a nado. A paraibana de 57 anos estará presente no evento e será homenageada pela Associação Aquática Amazonas na competição que terá três distâncias de 2 km, 4 km e 6 km.

"Estou muito feliz por ir a Manaus. Não conheço a cidade e estou buscando todas as informações possíveis sobre a capital e a competição. Cada vídeo que recebo desse lugar lindo me emociona. Receber o convite para o Rio Negro Challenge, aliás, foi especial. Não sabia se com tanto trabalho, em SAMU, em UPA de segunda a segunda, conseguiria ir. Mas aceitei e não tinha como dizer não ao Pierre Gadelha (organizador do evento), pois tenho certeza que será uma experiência incrível", frisou France, que também é médica.

Em 1979 a paraibana concluiu a prova aos 14 anos de idade, após 11h36min de natação ininterrupta. "Eu mostrei que apesar de todas as dificuldades, uma menina do Brasil, da Paraíba, sem recursos, chegou e fez a travessia. Isso queria dizer que qualquer um poderia fazer. O esforço tornou o sonho realidade", completou ela, que traz ao Rio Negro Challenge inspiração para os atletas que estão iniciando ou buscando desafiar seus limites.

Kay France durante a travessia do Canal da Mancha – Foto: Arquivo Pessoal

As inscrições para o evento, que foram feitas via SWIM CHANNEL, se encerraram no último domingo, dia 12. O evento terá a participação de 250 atletas nesta edição. "Estamos felizes em realizar, mais uma vez, o Rio Negro Challenge. Desta vez, teremos a presença da Kay, que vai abrilhantar a competição com sua presença e história. No domingo, vão ser 250 atletas sedentos por superação e estaremos com toda a estrutura técnica para garantir segurança", disse Pierre Gadelha.

O Rio Negro Challenge, maior evento de águas abertas da região Norte terá inicio às 7h, na Ponta Negra. Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel