Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando no Rio Tapajós

swimchannel

10/06/2019 12h16

O Rio Tapajós é um dos mais famosos do Brasil e também é conhecido pela sua rica biodiversidade. Com mais de 1700 km de comprimento ele tem águas em tom esverdeado na maior parte de seu percurso e tem nascente em Mato Grosso indo desaguar no Rio Amazonas. O local ainda é considerado sagrado pelos índios Mundurukus que habitam a região. Será nas águas desse grande rio que acontecerá a primeira edição do Rio Negro Challenge no estado do Pará.

A etapa Tapajós do Rio Negro Challenge acontecerá no próximo dia 6 de outubro em Alter do Chão, distrito administrativo do município de Santarém localizado a distantes 1386 km da capital Belém. A região foi apelidada de Caribe Amazônico devido suas belezas naturais e pelas belas praias de água doce que atraem anualmente muitos turistas do Brasil e do exterior. Inclusive, o jornal inglês de The Guardian classificou Alter do Chão como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Vista de Alter do Chão – Foto: Reprodução

No evento serão disputadas nas águas do Tapajós duas distâncias de águas abertas: 1,5 km e 3 km. Ao todo serão 13 categorias por faixa etária (infantil, juvenil, júnior, sênior e master de A até I), além da categoria absoluta PCD. Será montado com boias um percurso de 1,5 km onde os atletas precisarão dar uma volta na prova menor e duas voltas na prova mais longa. A organização do evento ainda espera a presença de mais de 100 nadadores nas águas do Tapajós e a etapa paraense é aberta para atletas de todo o país.

"Estamos muito felizes em poder levar o Rio Negro Challenge para Alter do Chão. Este era um desejo antigo, que após contatos e viagens para lá, a ideia foi amadurecendo, até que batemos o martelo. Este evento em Manaus já existe desde 2015, é conhecido entre os atletas, movimenta a comunidade esportiva, e traz resultados incríveis. Por isso, não tenho dúvidas que a competição em Alter do Chão será um sucesso e este vai ser o primeiro capítulo de uma bela história dessa ponte aérea", disse o organizador do evento Pierre Gadelha.

Mapa do percurso das provas do Rio Negro Challenge – Foto: Reprodução

As inscrições para a etapa em Tapajós estão abertas através da SWIM CHANNEL e podem ser feitas até o dia 29 de setembro. Para interessados em nadar o evento, o Rio Negro Challenge tem pacotes fechados com a empresa Alta Estação Turismo e ainda há disponibilidade de vagas. Quem quiser entrar em contato com a empresa basta ligar ao número (92) 3622-4136. Ainda esta semana serão abertas as inscrições para a 2ª etapa do Rio Negro Challenge, que acontece em dezembro, na cidade de Manaus.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel