Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Seleção Brasileira fecha Universíade com quatro medalhas

swimchannel

12/07/2019 16h46

A seleção brasileira de natação conquistou quatro medalhas na 30ª edição da Universíade, realizada em Nápoles na Itália. Os nadadores brasileiros saíram da competição com um ouro, uma prata e dois bronzes, terminando na oitava colocação do quadro geral de medalhas.

Entre as medalhas conquistadas, vale destacar o ouro nos 50m peito de Jhennifer Alves, primeira mulher brasileira a conquistar o lugar mais alto do pódio em uma Universíade. A medalha de Jhennifer foi a terceira da natação feminina na história da competição. A nadadora do Pinheiros, que representou a Faculdade Anhanguera de São Paulo, nadou a prova em 30s73.

Jhennifer Alves – Foto: Saulo Cruz/CBDU

A medalha de prata foi conquistada pelo revezamento 4x100m livre. Luiz Gustavo Borges repetiu o feito de seu pai, Gustavo, que também havia ganhado uma prata na edição de Fukuoka-1995. Em Nápoles, Luiz Gustavo (parcial de 49s57), Marco Antônio Ferreira Jr (48s00), Gabriel Ogawa (49s57) e Felipe Souza Ribeiro (48s13) completaram a prova em 3min15s27, atrás apenas do Estados Unidos com o expressivo 3min11s03.

As medalhas de bronze foram conquistadas nos 100m livre e no revezamento 4x100m medley masculino. Nos 100m livre Marco Antonio Ferreira Jr nadou a prova em 48s57 obtendo a sexta medalha do país na prova. Em primeiro lugar ficou o americano Zachary Apple com 48s01, seguido pelo seu compatriota Tate Jackson com 48s29.

Revezamento 4x100m livre medalha de prata – Foto: Saulo Cruz/CBDU

Já nos 4x100m medley masculino, o Brasil conquistou o bronze com Marco Antônio, Iago Moussalem, Gabriel Fantoni e Pedro Cardona. A equipe fechou o pódio com o tempo de 3min35s33, atrás de Estados Unidos e Rússia que ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente.

No quadro geral, os Estados Unidos dominaram a competição com 40 medalhas, sendo 19 medalhas de ouro. Um total de 16 países subiram ao pódio na competição que reuniu 128 países e mais de 9 mil atletas na disputa de 18 modalidades esportivas diferentes e um total de 222 provas.

Marco Antonio Ferreira Júnior conquista medalha de Bronze – Foto: Saulo Cruz/CBDU

A natação foi realizada no reformulado Complexo Aquático de Scandone e contou com 16 brasileiros na disputa: Andreas Mickosz, Felipe Ribeiro Souza, Gabriel Fantoni, Gabriel Ogawa, Gabrielle Roncatto, Giovanna Diamante, Guilherme Basseto, Guilherme Rosolen, Iago Moussalem, Icaro Ludgero Pereira, Jhennifer Alves, Luiz Gustavo Borges, Marco Antonio Ferreira Jr, Pablo Henrique Vieira, Pedro Brasil Cardona e Pedro Vieira.

Para conferir os resultados completos do evento clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel