Topo
Swim Channel

Swim Channel

Categorias

Histórico

FINA aumenta suspensão de Gabriel Santos

swimchannel

22/07/2019 15h45

* Publicado originalmente na Best Swimming no dia 22 de julho de 2019

A FINA publicou somente hoje a decisão referente ao Painel de Doping do caso de Gabriel Santos que foi analisado na sexta-feira. Inicialmente, a decisão da entidade era a suspensão por oito meses e a a punição iria até janeiro. Hoje, na publicação, em boletim com a informação de "REVISADO", a punição é anunciada de um ano iniciando no dia 19 de julho de 2019 até 20 de julho de 2020.

Ainda no documento publicado é informado a possibilidade de apelação junto ao Tribunal da Corte Suprema TAS/CAS. Na sexta-feira, após a decisão inicial de suspensão por oito meses, a defesa do nadador falava em não apelar, agora, com a suspensão deixando Gabriel de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio a decisão inicial está sendo revista.

Gabriel Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Gabriel Santos apresentou resultado analítico adverso para a presença do esteróide anabólico Clostebol em teste surpresa no dia 20 de maio. No Painel de Doping, ficou verificado que Gabriel teve uma contaminação involuntária evidenciada pelos fatos apresentados e a quantidade da substância identificada no exame. Entretanto, o nadador será punido pela negligência. A punição de um ano de suspensão para negligência é padrão e estabelecida pelo Código da WADA.

Clique aqui para ver o boletim divulgado hoje pelo Painel de Doping da FINA

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.