Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Como o Brasil foi em Gwangju

swimchannel

28/07/2019 13h50

Ao término do oitavo dia de finais da natação em Gwangju, na Coreia do Sul, chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. O Brasil sai da competição com cinco medalhas na natação e mais duas medalhas conquistadas nas águas abertas.

No quadro geral de medalhas o Brasil ficou na nona colocação com sete medalhas conquistadas. A China ficou na primeira colocação com 16 ouros, 11 prata e cinco medalhas de bronze. Na natação o Brasil terminou na 13ª colocação com cinco medalhas. O primeiro lugar foi dos Estados Unidos com 14 ouros, oito pratas e cinco bronzes. Já nas águas abertas o Brasil ficou na segunda colocação atrás apenas da Alemanha que somou dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Ana Marcela e seus dois ouros do Mundial da Coreia do Sul (foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

Nas piscinas as medalhas foram conquistadas por Nicholas Santos bronze nos 50m borboleta, Felipe Lima e João Gomes Jr prata e bronze nos 50m peito, Etiene Medeiros prata nos 50m costas e Bruno Fratus prata nos 50m livre. Nas águas abertas tivemos dois ouros com Ana Marcela Cunha nos 5 km e 25 km.

Em Gwangju o país chegou a sete semifinais e 12 finais. Em provas do programa olímpico foram seis semifinais:  Fernando Scheffer nos 200m livre, Luiz Altamir nos 200m borboleta, Marcelo Chierighini nos 50m livre, Vinícius Lanza nos 100m borboleta, Leonardo Santos nos 200m medley e João Gomes Jr nos 100m peito. A outra semifinal foi de Guilherme Guido nos 50m costas.

Etiene Medeiros (foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

Já das 12 finais, oito foram em provas do programa olímpico. Além da final dos 50m livre com Fratus, tivemos ainda Marcelo Chierighini e Breno Correia nos 100m livre, Guilherme Guido nos 100m costas, Leonardo de Deus nos 200m borboleta e os três revezamentos masculinos no 4x100m e 4x200m livre e 4×100 medley. Nas outras finais saíram as medalhas de Nicholas, Etiene, João e Felipe.

O Brasil conseguiu ainda classificar os três revezamentos masculinos para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Tanto no 4x100m livre, como no 4x100m medley, o país ficou na sexta colocação e no 4x200m livre terminou na sétima colocação. Os times femininos e o 4x100m medley misto vão buscar a vaga olímpica através da repescagem. E a primeira chance será nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Bruno Fratus, prata em Gwangju-2019 – Foto: Satiro Sodré

Comparando com o último Mundial de Budapeste-2017, o Brasil ficou apenas com uma medalha a menos. Há quatro anos os medalhistas foram Ana Marcela Cunha com ouro nos 25 km e bronze nos 5 km e 10 km, Etiene Medeiros com ouro nos 50m costas, Bruno Fratus com prata nos 50m livre, João Gomes Jr com prata nos 50m peito, Nicholas Santos prata nos 50m borboleta e o revezamento 4x100m masculino com a medalha de prata.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel