Murilo Sartori é bronze no Mundial Júnior
Murilo Sartori, nadador da Natação Americana, conquistou a medalha de bronze nos 200m livre nesta quarta-feira (21), no Campeonato Mundial Júnior em Budapeste. Esta foi a primeira medalha do Brasil na competição que esta sendo realizada na capital húngara e termina domingo, dia 25 de agosto.
Na final, Sartori nadou a prova com o tempo de 1min47s39 e ficou com o terceiro lugar. O nadador fez as seguintes parciais: 25s56, 27s49, 27s40 e 26s94. O destaque foi a segunda metade da prova de Sartori, que havia passado a primeira parte da final em oitavo lugar. A medalha de ouro ficou com o americano Luca Urlando, único abaixo dos 1min47s, com 1min46s97 e a prata com o sueco Robin Hanson com 1min47s03.
Nas eliminatórias, realizadas hoje de manhã, o nadador havia conquistado o quarto melhor tempo: 1min48s56, tendo mais uma vez como destaque seus últimos 100 metros: 54s69. Foi a melhor volta entre todos os semifinalistas, numa prova bastante semelhante a final. Progressiva e crescendo nos metros finais.
O tempo na final foi o melhor da carreira do jovem nadador, sendo 36 centésimos mais rápido em relação a sua antiga melhor marca feita na final do Troféu Brasil/Maria Lenk em abril. Com esse resultado Sartori se coloca com um candidato real para integrar o revezamento 4x200m livre ano que vem nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Outros resultados
O Mundial Júnior começou ontem em Budapeste e teve o revezamento 4x100m livre do Brasil disputando a final da prova. Esta é a única prova em que o país sempre esteve na final desde a primeira edição do evento em 2006. O quarteto Lucas Santos, Bernardo Bondra, Brunno Suzuki e Murilo Sartori terminou em quinto lugar com o tempo de 3min20s17. Os Estados Unidos venceram com novo recorde mundial júnior: 3min15s80.
Além de Sartori e do revezamento, outro brasileiro chegou a uma final em Budapeste. Bernardo Bondra quebrou barreira dos 53 segundos pela primeira vez na carreira e com 52s73, passou para a final dos 100m borboleta com o sétimo tempo. A disputa por medalhas acontece amanhã.
Ao todo, são 16 brasileiros disputando o Mundial. Com o bronze de Sartori o país chega agora a marca de 13 medalhas em Mundiais desde 2006: duas de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Para conferir todos os resultados acesse o site da Omega Timing aqui.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.