Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia do Canal de Ilhabela 2019 confirmada!

swimchannel

29/08/2019 15h36

A Travessia do Canal de Ilhabela, uma das provas mais tradicionais do calendário de águas abertas do estado São Paulo, terá em 2019 uma edição especial. No dia 10 de novembro acontecerá a sexta edição da prova que teve inscrição gratuita para todos que tiveram interesse em se inscrever. E foi um sucesso. Em apenas duas horas todas as 1.000 vagas oferecidas foram preenchidas. Há uma lista de espera para possíveis novas vagas. Os interessados devem encaminhar um e-mail para eventos@swimchannel.com.br com nome completo e CPF.

A travessia tem 3,8 km de percurso, curiosamente, a mesma distância da natação na disputa de triatlo do Ironman. Esta prova não recomendada para iniciantes devido as suas dificuldades e ela pode ser realizada em três trajetos diferentes, que são definidos apenas no dia da prova conforme as condições climáticas.

Um deles é o percurso sul, considerado o principal da travessia e que foi percorrido na primeira edição em 2014 e no ano passado. É realizado quando o vento está muito forte de sul e os nadadores saem de São Sebastião rumo à Ilhabela. Já o percurso leste acontece quando o vento está forte de leste e foi realizado nas edições de 2015 e 2016. O vento de leste é normalmente muito forte e exige boa preparação física do nadador, principalmente para encarar os primeiros metros de prova que também se dá entre o continente e a Ilha.

Travessia do Canal de Ilhabela 2019 será gratuita – Foto: Fabio Mota Photo

O último deles é o percurso conhecido como Canal Fechado ou Alternativo. Ele só é utilizado em último caso quando as condições climáticas impossibilitam a realização dos trajetos principais. Devido ao mau tempo, a edição de 2017 acabou sendo disputada no trajeto do Canal Fechado, onde os atletas que foram obrigados a nadar contornando a costa de Ilhabela.

Os atuais campeões da prova são Betina Lorscheitter e Artur Barone. A dupla não só venceu a competição ano passado como foram os responsáveis por estraçalhar os antigos recorde de campeonato no percurso sul. A nadadora gaúcha que hoje representa o Corinthians venceu com 43min10s13, mais de 13 minutos abaixo da antiga marca de Rubiane Lima. Já Artur, nadador da Unisanta, marcou 43min20s55 e tornou-se o recordista mais jovem do evento.

Betina também é a dona do recorde do percurso do Canal Fechado. Em 2017 ela nadou a distância em 34min08s. Allan do Carmo é entre os homens o recordista no trajeto com 31min55s. Já no percurso leste os recordes foram conquistados no ano de 2016 por Samir Barel com 47min05s e Raquel Goto com 56min29s.

Travessia do Canal de Ilhabela 2019 será gratuita

A prova surgiu em 2014 inspirada na lendária Travessia do Canal da Mancha, que separa a Inglaterra da França e é sempre lembrado pela segurança durante o trajeto. Na Travessia do Canal de Ilhabela existem boias ao longo do canal formando uma verdadeira raia, além de caiaques e barcos rápidos que garantem a segurança da travessia e acompanham os nadadores ao longo de todo o trajeto.
Com patrocínio da Riachuelo e o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da Mormaii, a 6ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela será realizada pela Associação Magna de Desportes, Lei do Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo, além da Ecooutdoor em parceria com a SWIM CHANNEL.

Todos os atletas receberão um kit que contém sacola, camiseta e touca alusiva do evento, além de medalha de participação após a conclusão da prova. A retirada dos kits, assim como o congresso técnico, será feito no sábado na Praia do Engenho D'água, que será o local de chegada das provas. Para mais informações, curiosidades e conferir resultados das edições anteriores acesse o site oficial do evento: canaldeilhabela.com.br

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel