Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ana Marcela Cunha com chances de título da Copa do Mundo FINA

swimchannel

13/09/2019 13h18

Título será definido apenas na última etapa na China; brasileira pode ser pentacampeã da competição.

A baiana Ana Marcela Cunha, nadadora da Unisanta, ganhou as últimas duas etapas do FINA Marathon World Swim Series, a Copa do Mundo de águas abertas, e está perto de ser campeã do circuito mais uma vez. A atleta soma 4.700 pontos na temporada ocupando a segunda posição do ranking. Na sua frente, apenas e italiana Rachele Bruni que soma 5.050 pontos.

Esta poderá ser a quinta vez que a nadadora conquista o Circuito da FINA.  No ano passado, Ana Marcela conquistou duas vitórias e outras três medalhas ao longo das oito etapas para faturar pela quarta vez na carreira o título.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Neste ano, em seis participações, Ana Marcela venceu cinco provas (Doha, Setúbal, Balatonfured, Ohrid e Nantou) e ficou em segundo lugar na etapa das Maldivas. Ela não participou de duas etapas que coincidiram com o Mundial de Gwangju e os Jogos Pan Americanos de Lima.

Vale lembrar que em Gwangju, Ana Marcela foi tetracampeã dos 25 km, quinto lugar nos 10 km e campeã dos 5 km e nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 ela venceu a prova de águas abertas com 2h00min51.

Chegada Ana Marcela Cunha Copa do mundo FINA

Chegada Copa do mundo FINA. Foto: Divulgação.

O título da Copa do Mundo FINA só será definido na nona e última etapa, que será realizada em Qiandao Lake, Chun'an County, na China, no final deste mês: mais precisamente no dia 29 de setembro.

A brasileira está entre duas italianas no ranking, a medalhista de prata na Rio 2016: Rachele Bruni, que lidera e Arianna Bridi, que está na terceira colocação com 4.400 pontos.

Este ano o Marathon Swim Series terá nove etapas. No masculino o húngaro campeão do Mundo dos 5 km está na liderança com 4.250 pontos, bem a frente do italiano Matteo Furlan, segundo colocado com 2.810 pontos.

Clique aqui para conferir mais informações sobre a última etapa na China.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel