Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Isabele Farias e Marcello Pires vencem em Tapajós

swimchannel

07/10/2019 17h41

O Rio Negro Challenge Etapa Tapajós foi realizado ontem na cidade de Alter do Chão, distrito administrativo do município de Santarém, em Belém (PA). O evento teve inscrições feitas através do site da SWIM CHANNEL e conotou com duas distâncias de águas abertas: 1,5 km e 3 km. Pela primeira vez a competição foi realizada fora de Manaus, capital do Amazonas.

Na prova maior, de 3km, a vitória no geral feminino ficou com Isabele Farias da La Salle Amazonas com o tempo de 46min51s. Em segundo lugar chegou Raquel Goto que nadou a distância em 49min11s e em terceiro veio Iany Lima do Dolphin PA que completou o percurso em 52min57s.

Rio Negro Challenge Etapa Tapajós – Foto: Alcides Netto

Na prova masculina o vencedor no geral foi Marcello Pires da Aquática Amazonas que nadou os 3 km em 47min08s. Anderson Colares, também da Aquática Amazonas, ficou em segundo lugar com 48min21s e Carlos Alberto Navero da Samir Barel/Assessoria Aquatica terminou na terceira colocação com o 51min03s de prova.

"Todos os atletas completaram a prova e a cidade comemorou junto. A praia estava muto bonita e muitos moradores vieram assistir. Foi uma a prova foi muto legal e agora já estamos criando expectativas para 2020", disse Pierre Gadelha, organizador do evento.

Rio Negro Challenge Etapa Tapajós – Foto: Alcides Netto

Na prova de 1,5 km, Gustavo Roberto Girotto da Samir Barel/Assessoria Aquatica foi o mais rápido no geral com a marca de 21min19s. Em segundo lugar ficou Márcio Alberto Rodrigues do Botos do Xingu com 27min26s e em terceiro Charles Caxias com 29min36s.

Na prova feminina, a mulher mais rápida no geral foi Thaisa Oliveira do Coronel Swim Team com 31min04s. Rafaela Ribeiro do PitTri AM foi a segunda mais rápida com 37min10s e em terceiro lugar chegou Andreza Almeida da Movimente-se PA com 38min01s. Clique aqui para ver os resultados completos.

Rio Negro Challenge Etapa Tapajós – Foto: Alcides Netto

O local de disputas do Rio Negro Challenge é considerado sagrado pelos índios Mundurukus que habitam a região, também apelidada de Caribe Amazônico devido suas belezas naturais e pelas belas praias de água doce. "Tivemos o apoio do Núcleo de Esporte da Prefeitura de Santarém, e todos os moradores foram muito solícitos e muito participativos. Em breve voltaremos", finalizou Pierre.

O ultramaratonista Samir Barel foi diretor técnico da prova, que foi organizada pela Associação Aquática Amazonas, conhecida pela realização do evento no Amazonas. A 2ª etapa do Rio Negro Challenge, em Manaus, ainda está com inscrições abertas no site da SWIM CHANNEL. As provas  de 500 metros (para crianças de 8 a 13 anos), 1,5 km e 3 km, além da tradicional Travessia Almirante Tamandaré (8,5 km) e e prova de revezamento Relay 3x500m, serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel