Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia do Canal de Ilhabela será neste final de semana

swimchannel

07/11/2019 18h23

A Travessia do Canal de Ilhabela, chega a sua sexta edição neste domingo. A prova, que surgiu em 2014 inspirada na Travessia do Canal da Mancha, é uma das  mais tradicionais do calendário de águas abertas do estado São Paulo. Com 3,8 km de percurso a edição de 2019 teve uma ação especial. Com as inscrições gratuitas, realizadas via site da SWIM CHANNEL, em apenas duas horas todas as 1.000 vagas oferecidas foram preenchidas.

Na edição, a prova contará com grandes nomes das águas abertas, como Allan do Carmo e Betina Lorscheitter (veja aqui outros nomes confirmados). Conhecida pela sua extrema segurança, na prova existem boias ao longo do canal formando uma verdadeira raia, além de caiaques e barcos rápidos que garantem a segurança da travessia e acompanham os nadadores ao longo de todo o trajeto.

Edição de 2018 da Travessia do Canal de Ilhabela – Foto: Fabio Mota Photo

Não recomendada para iniciantes ela pode realizada em três percursos diferentes, que são definidos apenas no dia da prova conforme as condições climáticas.

O primeiro deles, o percurso sul, é considerado o principal da travessia e que foi percorrido na primeira edição em 2014 e no ano passado. É realizado quando o vento está muito forte de sul. Já o percurso leste acontece quando o vento está forte de leste e foi realizado nas edições de 2015 e 2016. O vento de leste é normalmente muito forte e exige boa preparação física do nadador, principalmente para encarar os primeiros metros de prova.

O último deles é o percurso conhecido como Canal Fechado ou Alternativo. Ele só é utilizado quando as condições climáticas impossibilitam a realização dos trajetos principais, como aconteceu em 2017.

Os atuais campeões da prova são Betina Lorscheitter e Artur Barone. A dupla não só venceu a competição ano passado como foram os responsáveis por estraçalhar os antigos recorde de campeonato no percurso sul. Veja aqui todos os recordistas da Travessia do Canal de Ilhabela.

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela 2019 foram gratuitas – Foto: Ale Socci

Todos os atletas receberão um kit que contém sacola, camiseta e touca alusiva do evento, além de medalha de participação após a conclusão da prova. O kit de 2019 é composto por camiseta, uma edição da revista SWIM CHANNEL, medalha de finisher (para todos que completarem a prova) e chip.

Eles devem ser retirados próximo ao Píer da Vila de Ilhabela, no centro da cidade das 9h às 12h30 e das 13h30 as 17h.  O congresso técnico, no mesmo local, será realizado as 12h30 às 13h00 e das 17h as 18h. É obrigatório a presença dos atletas em pelo menos um deles.

No domingo, dia da prova, o embarque nas escunas deverá ser realizado a partir das 6h na Praia do Engenho d'Água em Ilhabela. A largada da prova será pontualmente às 8h. Confira aqui, os procedimentos da largada da prova.

Com patrocínio da Riachuelo e o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da Mormaii, a 6ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela será realizada pela Associação Magna de Desportes, Lei do Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo, além da Ecooutdoor em parceria com a SWIM CHANNEL. Para mais informações, curiosidades e conferir resultados das edições anteriores acesse o site oficial do evento: canaldeilhabela.com.br

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel