Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ana Marcela Cunha e Marc-Antoine Olivier vencem em Inema

swimchannel

18/11/2019 19h32

A praia de Inema, em Salvador (BA) recebeu neste fim de semana a sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2019. As provas definiram os campeões da temporada da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nos 10 km e nos 5 km do Brasileiro e dos 5 km e 2,5 km da Copa, além dos clubes campeões gerais da temporada. O evento também definiu os representantes do Brasil no Sul-Americano do ano que vem, na Argentina.

Melhor atleta do mundo de águas abertas e finalista do Prêmio Brasil Olímpico do COB, Ana Marcela Cunha confirmou seu favoritismo nos 10 km e garantiu a vaga em mais um Campeonato Sul-Americano com o tempo de 2h10min14s. Nadando em observação a peruana Maria Alejandra Garcia foi a segunda colocada com 2h10min55s e Betina Lorscheitter chegou na terceira colocação com 2h14min51s.

Nos 5 km o pódio feminino foi o mesmo, com Ana Marcela vencendo em 1h05min28s, seguida por Maria Alejandra com 1h05min32s e Betina com 1h05min54s. Com o resultado, Ana Marcela e Betina serão as atletas do Brasil nas águas abertas no Sul-Americano de Buenos Aires ano que vem. E Betina ainda garantiu o título nacional nas duas distâncias pelo segundo ano seguido. "Estou muito feliz com o título, já que foi um grande ano, de excelentes resultados e muito trabalho também. Essa última conquista serve para fechar com chave de ouro e me motiva ainda mais para seguir nesse caminho", disse a nadadora gaúcha.

Pódio dos 10 km feminino – Foto: Gabriela França

Entre os homens tivemos a participação de dois atletas olímpicos: o brasileiro Allan do Carmo e o medalhista de bronze no Rio-2016, Marc-Antoine Olivier. Na prova dos 10 km, o francês foi o campeão com o tempo de 1h59min49s, seguido pelo equatoriano e campeão pan-americano Estaban Enderica que marcou 2h00min28s. Allan foi o melhor brasileiro em terceiro com 2h00min43s. O segundo melhor nadador brasileiro foi Henrique Figueirinha, em quinto, e com isso garantiu vaga nos 10 km no Sul-Americano.

Nos 5 km, mais uma vitória para o francês, que participou da prova como preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 já que no Mundial de Gwangju ele foi vice-campeão mundial. Olivier venceu com o tempo de 1h00min10s. Allan foi o segundo colocando com 1h00min42s e Enderica o terceiro com 1h00min44s. O representante do Brasil nesta prova no Sul-Americano será Alexandre Finco, quarto colocado nos 5 km.

Alexandre ainda garantiu o título nacional no masculino nos 5 km e 10 km, repetindo o desempenho de Betina. Já no ranking geral de clubes do Campeonato Brasileiro, o Grêmio Náutico União foi o campeão geral com 4.473 pontos, seguido pela vice-campeã Athenas Academia com 3.347,50 e pelo Corinthians, terceiro colocado, com 2.970 pontos.

Pódio dos 10 km masculino – Foto: Divulgação/CBDA

No sábado também foi realizada a prova de 2,5 km da Copa Brasil. No feminino, Ana Clara Guerra Silva foi a campeã geral com o tempo de 35min21s, seguida por Rebeca Silva e Giovana Menezes com 35min22s e 35min23s respectivamente. No masculino Bruno Yamamoto foi o vencedor com tempo total de 34min09s. Matheus Cony foi o segundo melhor colocado com 34min52s e Daniel Cunha completou o pódio com 34min53s.

Já no domingo foi a vez da prova de 5 km da Copa Brasil. No feminino, Rebeca Silva foi a campeã com 1h16min37s de prova seguida por Beatriz Aguiar e Sinara Brito com 1h16min42 e 1h16min57s respectivamente. No masculino Windson Filho conquistou o título da prova com 1h06min09, tendo Átila Brandão em segundo lugar com 1h07min25s e Bruno Yamamoto em terceiro lugar com 1h10min15s. Para conferir todos os resultados clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel