Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

CBDA divulga critérios de convocação para Tóquio-2020

swimchannel

20/11/2019 19h35

A Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) divulgou esta semana um boletim com os critérios de convocação da seleção brasileira de natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A única seletiva olímpica será realizada no Troféu Brasil/Maria Lenk marcado para acontecer entre os dias 20 e 25 de abril no Parque Aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro.

Os índices foram divulgados e apenas valerão apenas para a final A das provas. Os dois primeiros das provas individuais que fizerem o índice serão convocados para o time olímpico.

Os atletas das equipes dos revezamentos já garantidos em Tóquio durante o Campeonato Mundial de Gwangju (4x100m e 4x200m livre e 4x100m medley todos masculinos) serão definidos pelos quatro melhores tempos de cada prova respectivamente. Os revezamentos que ainda não possuem vaga direta podem tentar uma "tomada de tempo" para tentar um lugar nos Jogos Olímpicos.

Para os revezamentos 4x100m e 4x200m livre poderá ainda ser convocado um quinto atleta, como reserva, desde que o mesmo nade abaixo do índice da prova individual. Já no 4x100m medley serão convocados os campeões de cada prova na seletiva olímpica: 100m livre, 100m peito, 100m costas e 100m borboleta. Confira aqui os índices:

Tabela de índices olímpicos para Tóquio-2020 – Foto: Reprodução/CBDA

"Nós pensamos em critérios diretos e objetivos, como já vínhamos pensando, para definir a melhor seleção. É uma seletiva onde todos os atletas estão em igualdade de condições e de oportunidades. A nossa expectativa é que todos cheguem em suas melhores formas para obterem seus melhores tempos e chegarmos aos Jogos Olímpicos preparados para fazermos uma campanha histórica", afirma Gustavo Otsuka, supervisor de Natação da CBDA.

Esta será a primeira vez que o Brasil realiza uma seletiva única para os Jogos Olímpicos. Na edição passada, no Rio-2016, foram duas seletivas e para Londres-2012, sete seletivas! Com esse sistema, o Brasil se iguala a potências mundiais como Estados Unidos, Austrália, França, Rússia, Itália, Canadá, entre outras. Veja o boletim completo da CBDA aqui. 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel