Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra na natação brasileira

swimchannel

20/11/2019 19h34

* Publicado originalmente no Blog do Coach no dia 20 de novembro de 2019

Hoje é o Dia Nacional de Zumbi e Dia Nacional da Consciência Negra. Criado em 2003, a efeméride foi incluída no calendário escolar e prevista na Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. São mais de 1.000 cidades no país que celebram o feriado.

Dia de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Relembramos a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do país e que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

É uma oportunidade para discutirmos racismo, discriminação, igualdade social, inclusão dos negros na sociedade e a cultura afro-brasileira. Este espaço vai homenagear aqueles que têm sido destaque na natação brasileira representando as cores do país e orgulhando a sua raça.

Assim, para celebrar, o Blog do Coach montou a Seleção de Natação da Consciência Negra.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O time feminino é puxado por Etiene Medeiros, não poderia começar melhor. A primeira nadadora brasileira medalhista em Mundial Júnior , em Mundial de curta, em Mundial de longa, a primeira campeã mundial, a primeira campeã pan-americana. Finalista olímpica dos 50m livre no Rio-2016, Etiene é motivo de orgulho para todos nós.

Acompanham Etiene, Maria Luiza Pessanha, destaque da nova geração e que acabou ficando de fora do Pan de Lima por conta de uma lesão, Dandara Antonio que fez sucesso nas provas de borboleta, a explosão e velocidade de Ana Giulia Zortea, a eterna Gisele Caetano Pereira e uma lembrança in memoriam, Sarah Correa, fundista de destaque que nos deixou prematuramente.

Edvaldo Valério – Foto: Satiro Sodré/SSPress

No time masculino, quem lidera é o medalhista olímpico Edvaldo Valério, aquela imagem do Bala fechando o revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000 aquele bronze histórico, jamais será esquecida. Junto com ele, que tal falar de Gabriel Mangabeira, até hoje recordista brasileiro dos 100m borboleta. Manga também brilhou nas provas de costas e foi atleta olímpico do Brasil nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008.

Na Seleção Brasileira atual, tem João Luiz Gomes Júnior, duas vezes medalhista no Mundial de longa na prova dos 50 metros peito e atual recordista sul-americano e das Américas desta prova.

João Gomes Júnior – Foto: Jonne Roriz/COB

Outros nomes também entram neste time, como o três vezes olímpico Nicolas Oliveira, o campeão mundial júnior Matheus Santana, o ex-recordista sul-americano juvenil Mateus Lordelo e ainda pinta vaga para uma revelação atual, Gabriel Perseguin Dias brilhando nos 100m borboleta juvenil e muito próximo de quebrar mais um recorde brasileiro de categoria.

É tanta gente, Joel Moraes, Allan Vitória, Jáder Souza, Fernando Silva.

Este timaço tem até atleta para as provas de águas abertas, duas vezes olímpico Allan do Carmo. E também na natação paralímpica, salve Wendell Pereira, atleta campeão mundial dos 50m livre para deficientes visuais este ano em Londres, na Inglaterra.

Allan do Carmo – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Para deixar a coisa bem organizada, convocamos também um treinador, o grande Ismar Barbosa, destaque no comando de suas equipes com passagens pelo Corinthians e Munhoz, além de liderar por anos a seleção paulista no Troféu Chico Piscina.

Neste dia tão especial, nosso reconhecimento a todos vocês, pelo orgulho que temos e tanto que vocês fazem e já fizeram pela natação do Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel