Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadadores de Caraguatatuba vencem 2ª etapa do Circuito Mares

swimchannel

25/11/2019 19h40

Para a alegria da cidade de Caraguatatuba a vitória nas provas do Challenge da segunda etapa do Circuito Mares 2019/20 ficaram com jovens atletas da cidade. A dupla Maria Fernanda Schimidt e Kauan Vieira triunfou na principal prova do programa da competição que teve 5 km de percurso e aconteceu na Praia da Cocanha. Já Aquathlon tivemos triunfos de Ubatuba com Alexandre Giordano e Luciana Santos.

Outro destaque da etapa de Caraguatatuba, além das disputas na praia, foi o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A empresa estatal, reconhecida por ativações sociais relacionadas ao esporte, viu no evento uma grande vitrine para a promoção do esporte nacional. Na véspera da prova aconteceu um workshop gratuito, sobre natação em águas abertas, para jovens entre 12 a 18 anos e atletas PCD (portadores com deficiência). A organização do evento ainda proporcionou inscrições gratuitas para nadadores que se enquadravam neste perfil. Cleyton Carregari, consultor da presidência da Caixa e também nadador, esteve presente ao evento e acompanhou o workshop e a realização das provas.

Pódio do Circuito Mares – Foto: Organização do evento

Com um final eletrizante e de tirar o fôlego, Kauan Vieira assegurou o título da etapa por apenas um segundo para festa da torcida local na Praia da Cocanha. O nadador da Prefeitura de Caraguatatuba venceu o Challenge com 1h08min06s, contra 1h08min07s de Gustavo Frias do TCP/TNT que terminou com o vice-campeonato. Em terceiro e quarto lugar mais dois nadadores da cidade de Caraguá: Leonardo Oliveira em terceiro com 1h08min13s e Heitor Filho em quarto com 1h08min17s. Já Diego Rodrigues, da Samir Barel Assessoria Aquática foi o quinto colocado no geral com 1h12min15s.

Na versão feminina a chegada também foi bastante acirrada com a jovem Maria Fernanda Schimidt superando por apenas sete segundos sua companheira de equipe Isabela Ribeiro. Maria Fernanda concluiu os 5 km com o tempo de 1h10min27s contra 1h10min34s de Isabela. Além delas, a Prefeitura de Caraguatatuba ainda colocou mais duas nadadoras no pódio. Maísa Gonçalves na terceira colocação com 1h15min54s e Natália Mesquita em quarto lugar com 1h15min58s. Gabrielle Guizilim completou o pódio em quinto com 1h20min06s.

Os melhores atletas do Circuito Mares – Foto: Instagram da Isabela Perroni

Na disputa do Marathon, que teve 2,5 km de percurso, os campeões no geral foram Matheus Souza da Okimoto & Cintra Swim Team e Andrea Camara Bandeira da Blue Shark Assessoria Aquática. Matheus nadou a distância em 34min56s e Andrea completou a prova em 43min59s. No Short com 1 km de percurso destaque para os mais velozes Nicolas Brockhof e Gabrielle Guizilim da WE Academia com 16min16s e 18min52s respectivamente. Por fim no Start de 500m os mais velozes foram Lucas da Silva e Aline Lima da Silva da Equipe Mar a Dentro com os respectivos tempos de 11min04s e 11min14s.

O evento teve ainda o aquathlon e a corrida. No aquathlon, que teve a distância de 1 km de natação e 5 km de corrida, o campeão geral foi Alexandre Giordano da Prefeitura Municipal de Ubatuba com o tempo total de 38min29s. Carlo Freire do Clube Fonte São Paulo terminou na segunda colocação geral com a marca de 40min54s, seguido por Nichollas Oliveira da Prefeitura Municipal de Ilhabela em terceiro com 40min57s. Completaram o top 5 Marcos Stuckus da Premier Gym com 40min58s e Willian Koiti Seto com 41min18s.

O consultor da presidência da Caixa Cleyton Carregari com os nadadores de Caraguatatuba – Foto: Instagram/Coach Baduca

Na prova feminina do aquathlon também tivemos uma vitória da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com Luciana Santos que concluiu a distância em 43min44s. Varinia Ferreiro da Okimoto & Cintra Swim Team terminou com o vice-campeonato em 43min47s, seguida por Samantha Posenato em terceiro lugar com 45min15s. Ana Lucia de Oliveira da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Jakeline Cordeiro da 300triathlon completaram o top 5 com os respectivos tempos de 49min01s e 49min07s. Na corrida de 5 km os mais rápidos foram Felipe Vilhena da Associação Desportiva Atibaiense no masculino com 18min06s e Elizabeth de Souza da Lilian&LIdia no feminino com 22min03s.

O Circuito Mares, como contamos aqui, é hoje o maior evento em águas abertas do país e segue em franco crescimento desde sua criação em 2014. Com número aproximado de 10 mil inscrições por ano o evento também firmou uma nova parceria com a FIORE, uma das empresas de natação mais tradicionais do Brasil e que será a fornecedora oficial do circuito. A próxima etapa do Circuito Mares 2019/20 será no dia 16 de fevereiro de 2020 na cidade de São Sebastião. Para ver os resultados completos e conferir mais informações do evento clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel