Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Retrospectiva 2019 SWIM CHANNEL – parte 2

swimchannel

27/12/2019 13h12

Seguindo a nossa série especial de quatro textos chegamos a segunda parte relembrando os melhores momentos do ano de 2019 e alguns dos principais textos publicados aqui na SWIM CHANNEL ao longo deste ano que vai chegando ao fim. Agora destacamos os meses de abril, maio e junho, encerrando o primeiro semestre. Confira abaixo!

 

ABRIL

Marcelo Chierighini – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O quarto mês de 2019 teve como grande destaque o Troféu Brasil/Maria Lenk, que foi a seletiva da equipe brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju. Uma competição forte que registrou ótimas performances, como o primeiro 47 de Marcelo Chierighini, a afirmação de Murilo Sartori como realidade e a boa fase de Caio Pumputis. O evento também definiu a seleção para o Campeonato Mundial Júnior. Ausente do Troféu Brasil, Cesar Cielo anunciou um acordo com a Associação dos Nadadores de Itajaí, sue novo clube. No mês também aconteceram dois feitos mais celebrados da natação master neste ano com o recorde mundial de Anton Biedermann aos 94 anos e o de Rodrigo Triviño em piscina curta.

Nas águas abertas um grupo de 30 nadadores concluiu com sucesso a travessia em volta do arquipélago de Alcatrazes, a etapa inaugural do Aloha Spirit Festival 2019 registrou embates épicos dentro d'água, Alan Viana conseguiu nadar os 30 km do Amazon Challenge e Adherbal Oliveira nadou a Travessia do Arvoredo de 25 km em sua preparação para o Canal de Molokai. A SWIM CHANNEL também publicou uma entrevista com Pedro Monteiro, criador do Rei e Rainha do Mar que celebrou dez anos em 2019. No mercado de marcas, a novidade foi a chegada da Swans ao Brasil.

Leia mais

Com a presença de ícones, Desafios Aquaman agita o "Mar" de Minas Gerais: clique aqui para ler.

Contornando o Arquipélago de Alcatrazes a nado: clique aqui para ler.

Quando devo aumentar a distância nas águas abertas?: clique aqui para ler.

Anton Biedermann bate recorde mundial em Curitiba: clique aqui para ler.

Aloha Spirit Festival: uma das provas mais árduas do ano de 2019: clique aqui para ler.

Alan Viana completa o Amazon Challenge: clique aqui para ler.

A evolução de Murilo Sartori: clique aqui para ler.

Show de Chierighini e revezamento definido: clique aqui para ler.

As seleções do Brasil: clique aqui para ler.

Como aquecer antes da prova?: clique aqui para ler.

Conheça um pouco mais sobre Pedro Monteiro, o criador Rei e Rainha do Mar: clique aqui para ler.

Cielo assina com a Associação dos Nadadores de Itajaí: clique aqui para ler.

Rodrigo Triviño bate recorde mundial: clique aqui para ler.

 

MAIO

Ruta Meilutyte – Foto: Reprodução

Teve início a primeira edição do FINA Champions Swim Series, o novo evento da FINA reunindo os principais nadadores do mundo com premiação milionária. Um dos destaques foi o brasileiro Nicholas Santos que acumulou vitórias e dólares. Maior nadador da história, Michael Phelps anunciou que viria ao Brasil em julho para participar de um evento corporativo, a campeã de tudo Ruta Meilutyte anunciou sua aposentadoria das piscinas e o japonês Kosuke Hagino confirmou que não nadaria o Mundial de Gwangju visando sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Daniel Takata, redator da SWIM CHANNEL, lançou o site O Esportístico, seu projeto pessoal que mesclava estatísticas com esportes.

Nas águas abertas Edgar Coelho concluiu o Desafio de 40 km entre Camburi e o Arquipélago de Alcatrazes, Alexandre Kirilos quebrou o recorde na Travessia da Ilha do Arvoredo em sua preparação para a Travessia do Canal de Bonifácio e Thiago Rebollo venceu a primeira edição do Green Islands. Já no Rei e Rainha do Mar, Matheus Avellar venceu o Challenge de 5 km batendo Artur Pedroza e Luiz Felipe Lebeis. Porém, Lebeis venceu o olímpico Miguel Valente na disputa do Rei de Búzios.

 

Leia mais

Caeleb Dressel quer nadar nove provas no Mundial: clique aqui para ler.

Daniel Takata lança "O Esportístico": clique aqui para ler.

Investindo na natação por paixão: clique aqui para ler.

Como participar de uma Olimpíada nas maratonas aquáticas?: clique aqui para ler.

Primeira brasileira a realizar o Canal da Mancha estará no Rio Negro Challenge: clique aqui par ler.

Surpresa no Challenge do Rei e Rainha do Mar: clique aqui para ler.

O conto de fadas às avessas de Ruta Meilutyte: clique aqui para ler.

 

JUNHO

Gabriel Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A principal bomba do mês veio com o exame antidoping positivo de Gabriel Santos para clostebol, que deixou o nadador preventivamente suspenso do Mundial de Gwangju e prejudicava diretamente o revezamento 4x100m livre do país Depois de não ser convocado pela CBDA para o Mundial, Nicholas Santos recebeu um convite oficial da FINA para nadar o evento com as despesas pagas pela entidade internacional. Na Europa os brasileiros foram muito bem no Mare Nostrum e Sette Colli, colecionando medalhas e recordes. O melhor nadador do país nesse giro europeu foi Bruno Fratus, que cravou até então o melhor tempo do mundo nos 50m livre em Mônaco. Em maio também foi confirmado o calendário e as equipe da International Swimming League (ISL), o mais novo evento de natação internacional em piscina curta.

Nas águas abertas ocorreu a maior prova do Brasil com a conclusão do Desafio Por do Sol, onde Glauco Rangel, Alan Viana e Thiago Rebollo nadaram 45 km na Ilha do Mel. Também teve início a campanha de divulgação do projeto Viva a Aventura que buscava mesclar o esporte com a preservação ambiental no litoral norte de São Paulo, o Rio Negro Challenge teve sua primeira disputa fora do Amazonas no Rio Tapajós em Santarém (PA), Samir Barel bateu o recorde do Amazon Challenge de 30 km e José Ferreira completou a Travessia da Batalha de Rande na Espanha. E na natação master um dos momentos mais legais do ano foi o exemplo de vida de Laura de Oliveira, a Dona Laurinha que competiu aos 100 anos de idade em Minas Gerais.

Leia mais

Celebrando a vida na piscina: clique aqui para ler.

Nadando em prol da natureza: clique aqui para ler.

FINA convida, CBDA aceita, Nicholas Santos vai ao Mundial: clique aqui para ler.

Brasileiros voando em Mônaco: clique aqui para ler.

Nadando no Rio Tapajós: clique aqui para ler.

ISL anuncia equipes e atletas: clique aqui para ler.

Marcelo Chierighini e a façanha para melhorar o seu tempo: clique aqui para ler.

Definidas as oito equipes da ISL: clique aqui para ler.

Glauco Rangel, Alan Viana e Thiago Rebollo completam o Desafio Por do Sol: clique aqui para ler.

Gabriel Santos pego no exame antidoping: clique aqui para ler.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel