Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A resposta de Sun Yang

swimchannel

28/02/2020 16h37

Após ser condenado pelo CAS/TAS a uma pena de oito anos de suspensão, o nadador Sun Yang se manifestou em sua conta na rede social chinesa Weibo. Com mais de 33 milhões de seguidores, é o atleta olímpico mais popular da China, Yang afirmou estar desapontado com a pena imposta pela corte arbitral do esporte e diz que irá "lutar até o fim pelos seus direitos". O nadador vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal da Suíça, único órgão que poderá julgar novamente sua pena.

A FINA, que através de seu painel de doping havia absolvido o chinês, publicou hoje uma nota afirmando acatar a decisão do CAS/TAS e dizendo que irá implementar as medidas disciplinares contra o atleta, inclusive alterando resultados de competições onde Yang nadou caso seja necessário. Veja abaixo o post oficial do nadador e a tradução para o português:

Post de Sun Yang na rede social Weibo – Foto: Reprodução

"Acabei de terminar minha série de treinamento e sempre acreditei na minha inocência. Fiquei chocado, zangado e não conseguia entender o resultado da decisão do Tribunal Internacional de Arbitragem Esportiva!

Cooperei ativamente de acordo com os vários regulamentos sobre controle de doping, apenas porque os inspetores não eram qualificados e o reconheciam na época, por isso foi minha culpa concordar em não tirar a amostra de sangue!!

Considerando os problemas existentes no julgamento do Tribunal Internacional de Arbitragem Esportiva, confiei um advogado a apelar no Supremo Tribunal Federal da Suíça, de acordo com a lei.

Deixe mais pessoas saberem a verdade.

Acredito firmemente na minha inocência! Acredito que os fatos devem superar as mentiras!

Obrigado novamente por seu apoio e ajuda! Agradecemos à Administração Geral do Esporte do Estado, à Associação Chinesa de Natação e aos líderes em todos os níveis por seus cuidados e ao apoio de entusiastas do esporte em casa e no exterior!

Vou lutar até o fim para defender meus legítimos direitos e interesses!"

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel