Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Aloha Spirit Festival abre calendário 2020 em Ilhabela com novidades

swimchannel

09/03/2020 17h23

A temporada 2020 do Aloha Spirit Festival, um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, começa entre os dias 20 e 22 de março em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Com novidades nas provas de águas abertas, o evento reunirá 1.300 atletas já inscritos, entre eles estrangeiros de quatro países sul-americanos: Peru, Argentina, Uruguai e Equador.

Serão sete modalidades oferecidas, entre elas a natação em águas abertas. As demais são:  stand up paddle, canoa Va'a (também conhecida como canoa havaiana ou polinésia), paddleboard, surfski, triatlhon waterman (que reúne natação, stand up paddle e paddleboard) e a apneia estática.

Nas provas de águas abertas haverá uma novidade: haverá uma nova distância de 5 km que será oferecida ao lado das já tradicionais distâncias de 1,5 km e 3 km. Inclusive, a prova de 3 km vale como seletiva para a restrita prova no Arquipélago de Alcatrazes, que será realizada no ano seguinte.

Aloha Spirit Festival – Foto: Fabio Mota Photo

A nova prova de 5 km entrou com a finalidade de atender um novo público e atrair ainda mais atletas para a prova. "Analisamos o mercado da natação e vimos que provas um pouco maiores atraem mais público e são tendências e eventos como o nosso. A adesão dessa quilometragem é maior e pensamos até em aumentar um pouco mais a distância, mas como temos um cronograma cheio nos dois dias com outras modalidades, decidimos optar pelos 5 km", comentou João Castro, o organizador do evento.

Mais uma novidade para a temporada 2020 será o Ranking Elite. Separado do ranking das provas, ele somará os pontos das provas de 3 km e 5 km dos atletas que nadarem as duas na mesma etapa. O nadador que completar as duas soma pontos para o ranking elite, que terá premiação em dinheiro no final do ano. O valor da bonificação em dinheiro ainda não foi definido.

Alguns nomes de expressão das águas abertas já estão confirmados para a primeira etapa em Ilhabela. Entre eles Artur Barone, Artur Pedroza, Samir Barel e Thais Sant'Ana. Outra novidade para as provas de águas abertas é o novo diretor técnico. Marcos Fraccaro assume no lugar de Samir Barel por indicação do próprio Samir, que deixou a função para se dedicar à parte de treinamento da sua assessoria. Fraccaro comandará os atletas nas quatro etapas previstas para este ano.

Gabriela e Artur no Aloha Spirit de 2019 – Foto: Pedro Monteiro

"A  expectativa para essa primeira temporada é sensacional, encerramos as inscrições  com 1.300 atletas sendo que na Arena sempre colocamos de 100 a 300 inscrições para serem feitas na hora. Esperamos uma boa etapa, assim como as próximas. O ranking elite irá atrair atletas e nossas expectativas estão bem altas", disse João Castro.

Fundado em 2009, o Aloha construiu um modelo de eventos de competições aquáticas que não existia. Hoje virou inspiração. O Aloha Spirit 2020 tem quatro etapas já confirmadas: Ilhabela (20 a 22 de março), uma etapa nos dias 26 e 28 de junho ainda sem local confirmado, Niterói (11 a 13 de setembro) e Cabo Frio (6 a 8 de novembro).

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial: alohaspirit.com.br e também nas redes sociais do evento como YoutubeInstagram e Facebook.com. É possível ainda baixar o aplicativo do Aloha Spirit que esta disponível para Android e IOS.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel