Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Por que a nadadeira Kpaloa é tão desejada?

swimchannel

16/03/2020 17h38

A natação é a modalidade ou uma das modalidades mais completas do mundo. Sendo assim, são necessários artigos esportivos para todas as partes do corpo como: touca, óculos de natação, pullbuoy, palmar, nadadeiras, protetores auriculares e nasais, trajes de diversos tamanhos e para diversas funções e por aí vai.

Quando o assunto é nadadeira ou popularmente o famoso "pé de pato", não tem como não lembrar da Kpaloa. Criada há 36 anos atrás, no ano de 1984 na cidade do Rio de Janeiro, originalmente a marca atendia os atletas de bodyboard.

Augusto Conti, o criador das nadadeiras Kpaloa, adaptou o produto para também atingir outras modalidades, incluindo a natação, bodysurfe e salvamento aquático. O crescimento na natação veio de maneira sólida e rápida, e para quem tem o costume de nadar pelo menos duas vezes por semana sabe da qualidade e representativa da marca carioca.

Nathalia Almeida em ação com sua nadadeira Kpaloa – Foto: Reprodução/Kpaloa

Mas por que a nadadeira Kpaloa é tão desejada?

Conversando com diversos técnicos, professores e atletas da natação, analisamos os seguintes pontos:

  • Conforto

O produto é produzido com borracha vulcanizada. Sendo assim a "pata" é mais flexível, sem perder eficiência. Possivelmente um dos maiores diferencias é a matéria prima da nadadeira.

  • Durabilidade

Logicamente que quanto melhor o cuidado com o equipamento esportivo, maior será a durabilidade. Ao terminar o treino é recomendável que lave o acessório com água corrente e quando guardar, jamais deixá-la no porta–malas do carro (pois o calor diminui a vida útil da borracha). Mesmo levando tudo isso em conta a durabilidade Kpaloa é diferenciada.

A maioria dos problemas que acontecem com as nadadeiras é a "quebra da pata na junção próxima aos dedos do pé". Isso acontece devido a um mau comportamento de grande parte dos nadadores, pois quando estão parados no treino, naturalmente ficam forçando a "pata" da nadadeira no fundo da piscina. A borracha vulcanizada proporciona maior resistência e durabilidade ao produto.

Nota: eu como nadador, me incluo nessa faixa de atletas como mau comportamento.

Nathalia Almeida e João de Lucca durante o treino – Foto: Reprodução/Kpaloa

  • Flexibilidade

É comum perguntar qual a diferença entre o pé de pato da natação em relação ao de bodysurfe ou bodyboard. Primeiramente o material para a natação é menos rígido, visto que o nadador busca utilizar o produto para treinamento e necessita também de conforto. Segundo que a "pata" para a natação tem tamanho menor do que para as outras modalidades

Em resumo, a flexibilidade da nadadeira proporciona conformo ao mesmo tempo que alivia as articulações dos membros inferiores como tornozelo e joelho.

  • Eficiência

Embora a nadadeira seja um material para treinamento e não para competição, o atleta busca velocidade na natação e sempre está de "olho no cronômetro". O designer Kpaloa, é diferenciado e propulsiona com eficiência o nado do atleta.

Nadadeiras Kpaloa – Foto: Reprodução/Kpaloa

Esses quatro itens básicos, ajudam a entender um pouco mais sobre os diferenciais do produto.

Marca genuinamente nacional, nascida no mar e adaptada as piscinas, a Kpaloa representa uma linha de produto praticamente sem rejeição, com extrema aceitação e o melhor, contribuindo com a evolução da nossa modalidade seja no âmbito nacional ou internacional.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel