Cruzando o Canal de Mancha de borboleta
A britânica Julie Bradshaw se tornou em 2002 a pessoa mais rápida a completar a Travessia do Canal da Mancha, uma das provas mais desafiadoras e difíceis do mundo nadando somente borboleta. Ela completou a prova de 34 km entre a Inglaterra e a França em 14 horas e 18 minutos.
Aos 33 anos, a professora, treinadora, terapeuta e treinadora de PNL (Programação Neuro Linguística), alcançou boas marcas não só no Canal da Mancha. Antes de completar a prova em 2002, em agosto de 2000, Julie foi forçada a abandonar sua primeira tentativa de recorde no Canal da Mancha quando restavam apenas 3 km da França, devido a lesões nos tendões e ligamentos de seu antebraço.
"Depois de doze horas e meia na água, tive que tomar a difícil decisão de parar ou arriscar ferimentos a longo prazo. No dia seguinte, meu braço inchou tanto que era do tamanho da parte inferior da minha perna", comentou Julie para o site Women Sport Report. Mas ela não desistiu e um dois anos depois quebraria o recorde do nado de borboleta no Canal. Veja abaixo uma parte da prova de Julie:
https://www.youtube.com/watch?v=0pzu5_9QZL4&feature=emb_title
De volta à terra firme, depois da prova, Bradshaw utilizou seus sucessos na água para ajudar outras pessoas ao redor do mundo. Através de seu trabalho como Secretária Honorária da Channel Swimming Association e seu negócio motivacional chamado Get Set 4 Success, ela permite que as pessoas acreditem em seu próprio potencial e expandam seus horizontes.
Depois da realização do Canal da Mancha, Bradshaw levantou milhares para instituições de caridade, como Breakthrough Breast Breast, Child Line e vários hospitais de crianças. Bradshaw já ganhou vários prêmios de reconhecimento. Em 2004, foi nomeada para o Sunday Times Inspirational Award e 2006 recebeu uma Ordem do Império Britânico por "Serviços de Natação e Caridade", além de um reconhecimento da Universidade de Loughborough.

Vista do Canal da Mancha – Foto: Divulgação
Em 2006, ela entrou para o International Marathon Swimming Hall of Fame. Bradshaw não parou por ai e completou também a Volta da Ilha de Manhattan, em Nova York, com o melhor tempo nadando borboleta já documentado. A prova foi realizada por ela em julho de 2011 quando completou as 28,5 milhas em 9 horas e 28 minutos.
No mundo, apenas Julie e Vicki Keith completaram a prova nadando borboleta. A canadense Vicki foi a primeira em 1989 completando a prova em 23 horas e 23 minutos. Além delas, o francês Sylvain Estadieu também concluiu o trajeto, mas de forma não-oficial em 16 horas e 24 minutos.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.