Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Piscina mais profunda do mundo está em construção na Polônia

swimchannel

26/03/2020 14h02

Em tempos de quarentena e com os campeonatos parados, trazemos aqui uma curiosidade para quem um dia quiser conhecer este lugar: a piscina mais profunda do mundo, que neste momento está em construção na cidade de Mszczonów, a 50 km de Varsóvia, capital da Polônia. Um arrojado empreendimento tem inauguração prevista para o final deste ano.

A chamada Deepspot, terá 45 metros de profundidade e foi projetada para mergulhadores profissionais e iniciantes praticarem suas habilidades. A piscina, que está em construção, tem um túnel subaquático para os espectadores. O espaço será preenchido com 8.000 metros cúbicos de água,  o equivalente a 27 piscinas olímpicas!

Esboço de como será a piscina mais profunda do mundo – Foto: Reprodução

Cerca de 1.100 toneladas de aço estão sendo usadas para reforçar sua estrutura, que inclui um "buraco azul", um túnel construído para o nível mais profundo. Os não-nadadores também podem aproveitar a atração, que além do túnel subaquático, terá salas de conferências, aulas de treinamento e hotéis com vista para a piscina.

Quando a piscina estiver totalmente pronta ela passará a ser a detentora do título de piscina mais profunda do mundo. Veja abaixo um vídeo de como andam as obras da piscina.

https://www.facebook.com/deepspotpoland/videos/427464001104985/

Atualmente o posto de piscina mais profunda no mundo pertence a Y-40 Deep Joy, que esta localizada no Hotel Millepini Terme, em Montegrotto Terme, região que fica próximo a Veneza, na Itália. A Y-40 Deep Joy tem 42,15 metros de profundidade e 4.300.000 litros de água.

Mas como vivemos em um mundo ultracompetitivo, a Deepspot que ainda nem nasceu poderá nem manter o prêmio de piscina mais profunda do mundo por muito tempo. Afinal, está em construção, em Colchester, no Reino Unido, a Blue Abyss que terá 50 metros de profundidade.

Vista da Y-40 Deep Joy na Itália – Foto: Reprodução

John Vickers, diretor-gerente da Blue Abyss , diz que seu projeto é "mais do que apenas uma piscina enorme" e que funcionará como um "centro comercial de treinamento e um centro de desempenho humano, ajudando as pessoas a atingirem o pico de sua capacidade e capacidades físicas", comentou para a CNN.

A Blue Abyss será um centro aquático exclusivo e abrigará a maior e mais profunda piscina coberta do mundo. A piscina terá vários pontos de entrada e profundidades com várias etapas para acomodar uma variedade de atividades e uso simultâneo. De um lado da piscina, haverá uma grande área em forma de mesa a 12 metros que poderá abrigar, por exemplo, uma seção simulada da Estação Espacial Internacional para treinamento comercial de astronautas.

Fontes: CNN.com | Businessinsider | Blue Abyss

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel