Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Caeleb Dressel pode igualar marca de Matt Biondi em Tóquio

swimchannel

27/05/2020 17h19

Aos 23 anos de idade Caeleb Dressel é hoje um dos maiores nomes da natação mundial e dos Estados Unidos. Considerado pela FINA como o melhor do mundo em 2019 e líder do ranking mundial da temporada passada nos 50m e 100m livre e 100m borboleta, o americano também é bicampeão mundial das três provas e pode igualar uma marca histórica de Matt Biondi nos Jogos de Tóquio ano que vem.

Se Dressel ganhar medalhas nestas provas nos próximos Jogos Olímpicos ele se igualará à lenda americana Matt Biondi, até hoje o único a conquistar o título olímpico em duas delas 50m e 100m livre e prata nos 100m borboleta na edição olímpica de Seul-1988.

Matt Biondi – Foto: Reprodução

Naqueles Jogos, Biondi ganhou sete medalhas e Dressel pode também se igualar esta marca se conseguir conquistar mais medalhas nos revezamentos que irá participar. Já é certo que ele deve nadar os 4x100m livre, 4x100m medley e a nova prova do 4x100m medley misto. A sétima medalha pode vir com o revezamento 4x200m livre caso ele tente uma vaga na equipe.

O sucesso de Dressel nos últimos anos também rendeu comparações com Biondi que também nadava as três provas de velocidade. Com 11 medalhas olímpicas, Biondi entrou para o Hall da Fama da Natação Internacional em 1997 e é considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos. Dressel conquistou duas medalhas nos Jogos do Rio-2016 com os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley quando ainda era uma jovem revelação.

Caeleb Dressel – Foto: Satiro Sodré

Além de Biondi, apenas Kristin Otto em Seul-1988 e Inge de Bruijn e Dara Torres em Sydney-2000 conquistaram medalhas nessas três provas de velocidade nos mesmos Jogos, sendo que Kristin campeã olímpica nas três. Leia mais sobre esse assunto na Swimming World clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel