Daniel Dias entre os cem maiores do século XXI
O Jornal espanhol MARCA, um dos mais respeitados do segmento no mundo, está divulgando os cem maiores atletas masculinos do século XXI. A cada semana são divulgados dez nomes da lista no site do periódico e o assunto está sendo bastante comentada no mundo do esporte.
Até o momento o brasileiro Daniel Dias é o único paratleta que aparece na lista, entrando na 42ª colocação. Ele é o terceiro brasileiro na lista divulgado, estando a frente de Giba, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e presente na 58ª posição e de Falcão, considerado por muitos como o maior jogador da história do futsal na 92ª colocação.
"Estou lisonjeado com esta eleição. Não era algo que eu esperava, mas ter o reconhecimento internacional é sempre de muita alegria. Agradeço por estar entre grandes nomes do esporte", comentou o nadador em suas redes sociais.
Daniel nasceu com uma malformação congênita nos braços e na perna direita e começou a nadar aos 16 anos de idade em São Paulo. Ele é citado como o "Michael Phelps da natação paralímpica" e tem 24 medalhas paralímpicas, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze, conquistadas em três edições consecutivas dos Jogos em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.
Aos 31 anos de idade, Dias também tem no currículo 4o medalhas em Campeonatos Mundiais e 33 em Jogos Parapan-Americanos, sendo considerado por muitos um dos principais nomes da história do esporte paralímpico. O nadador também recebeu três vezes o Prêmio Laureus, considerado como o Oscar do esporte, em 2009, 2013 e 2016.
Na lista do MARCA já apareceram outros nomes dos esportes aquáticos como o jogador húngaro de polo aquático Tamás Kásas na 80ª colocação, os nadadores americanos Ryan Lochte em 66º lugar e Caeleb Dressel em 78º, o japonês Kosuke Kitajima em 99ºlugar, o britânico Adam Peaty em 89º lugar, o holandês Pieter van der Hoogenband em 54º lugar e o australiano Ian Thorpe na 38ª colocação. A lista pode ser vista aqui.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.