Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ippei Watanabe mantém foco por recorde mundial

swimchannel

21/07/2020 17h47

O japonês Ippei Watanabe deu uma entrevista recente à imprensa asiática em que mostra seu otimismo em relação ao recorde dos 200m peito. O ex-recordista mundial da prova planeja voltar a ser o número um da prova após o retorno das competições e lutar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio ano que vem.

Aos 23 anos, Watanabe previu em janeiro que nadaria na casa dos 2min05s no Japan Swim, evento que seria realizado em abril deste ano. Porém, o feito não pode ser cumprido após a competição ter sido cancelada devido ao COVID-19 e pelo período de distanciamento social. "Realmente senti que existem partes que eu posso controlar e partes que não posso controlar. A nova situação do coronavírus é a parte que não pode ser controlada", comentou o atleta sobre o período sem treinos.

Ippei Watanabe - Divulgação

Ippei Watanabe – Divulgação

Watanabe lembra que estava em excelente forma e pronto para marcar um momento histórico. Ao retornar à água após dois meses sem treinos, disse que sua primeira vez na piscina fez com que ele não se sentisse como antes. "Eu senti que meu corpo não era meu, como se minha mão não fosse a minha", disse.

O japonês ainda afirmou que vê o lado positivo da pausa forçada nos treinos. "Não acho que meus resultados mudem significativamente, mesmo que eu me estenda por um ano, mas acho positivo que terei mais tempo para olhar para mim e superar minhas fraquezas", disse sobre o retorno aos treinos.

Com a maioria das competições internacionais canceladas ou adiadas devido à pandemia de coronavírus, o japonês voltou aos treinamentos na água tendo como grande objetivo a medalha de ouro olímpica. "O foco principal é de buscar uma medalha de ouro quebrando o recorde mundial diante da minha torcida", disse Watanabe.

Ippei Watanabe – Foto: Peter Sukenik

Em 2017, Watanabe foi o primeiro homem a nadar abaixo dos 2min07s estabelecendo um novo recorde mundial de 2min06s67. Depois de dois anos o russo Anton Chupkov quebrou a marca do japonês na final do Campeonato Mundial de Gwangju-2019 ao nadar para 2min06s12, na ocasião Watanabe terminou com a medalha de bronze.

Watanabe foi campeão dos 200m peito no Campeonato Pan-Pacífico de Tóquio-2018 e no Campeonato Asiático de Tóquio-2016. Ele tem ainda duas medalhas de bronze em Mundiais de longa nesta prova e mais três medalhas de prata nos Jogos da Ásia de Jacarta-2018.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel