Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Medalhista olímpico revela seus treinos preferidos para águas abertas

swimchannel

31/07/2020 18h20

O medalhista olímpico Marc-Antoine Olivier foi, por quatro anos seguidos, eleito o melhor nadador de águas abertas da França. Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 ele conquistou a medalha de bronze na maratona de 10 km. Desde então intensificou seus treinamentos de olho nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. Apesar das dificuldades devido a pandemia do COVID-19, Olivier diz que vem treinando bem em sua casa e que adquiriu um novo hobby: a corrida.

"Voltei para minha casa de família no norte da França onde pude continuar treinando e, especialmente, com acesso à água graças aos meus vizinhos que têm uma piscina de 9 metros. Estava fazendo um treino de natação de 1 hora todos os dias", comentou o nadador em entrevista recente. Para permanecer em forma, o nadador também passou a fazer duas sessões de treinamento de força e uma corrida todos os dias.

Marc-Antoine Olivier – Foto: Stephane Kempinaire/KMSP/DPPI

Agora, ele já está de volta aos treinos ao lado de seus companheiros de equipe e do técnico Philippe Lucas. "Começamos novamente assim que tivemos a oportunidade. Primeiro iniciamos em um acampamento com uma piscina de 50 metros e no mês passado voltamos a nossa base em Montpellier", disse. Olivier também afirmou que gosta de fazer sets de longa distância e que seus dois treinos favoritos são esses aqui embaixo:

  • 4×2000m a cada 22min30s

e

  • 2.000m para 22min30s
  • 2 × 1.000m a cada 11min15s
  • 4 × 500m começo a cada 5min45s

Marc-Antoine Olivier – Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O nadador está otimista com a situação dos Jogos e ansioso para competir em Tóquio após uma grande performance no Rio: "Os Jogos Olímpicos são um evento verdadeiramente extraordinário e tive a chance de vivenciá-los há quatro anos. Quero reviver essas emoções e, principalmente, ter um desempenho melhor. Estou apenas no início da minha carreira então mais um ano não me assusta", comentou.

Embora ele não tenha planos específicos para 2021, ele se diz ansioso para competir novamente. Sua primeira competição deverá ser o Troféu Sette Colli em Roma, em agosto, além do Campeonato Italiano de Águas Abertas semanas depois.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel