Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Natação europeia volta às competições na próxima semana

swimchannel

07/08/2020 20h18

Depois da flexibilização das normas de prevenção devido à pandemia do coronavírus, alguns países europeus já começam a realizar torneios com atletas de elite. Na próxima semana pelo menos quatro competições de natação já foram confirmadas e serviram como o começo de uma nova etapa na preparação olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio do ano que vem.

As competições são o tradicional Troféu Sette Colli na Itália, o Hengelo Challenge nos Países Baixos, o Sprinto Tauré na Lituânia e o Meeting de Loulé em Portugal, que terá a participação de alguns atletas brasileiros que estão treinando no Centro de Treinamento de Rio Maior desde o fim do mês passado.

Arno Kamminga – Foto: Andrea Staccioli/Deepbluemedia /Insidefoto

Nos Países Baixos os principais nadadores do país se reunirão na cidade de Hengelo para um desafio. Embora atletas com idades entre 13 e 18 anos só puderam voltar aos treinos no início de junho, os membros da seleção foram liberados à treinar desde abril. A jovem estrela Arno Kamminga já disputou alguns torneios pequenos e teve bons resultados em tomadas de tempo não oficiais em uma competição chamada Corona Race que aconteceu na Antuérpia. Na ocasião ele registrou 58s46 nos 100m peito e 2min08s20 nos 200m peito.

A expectativa para o Hengelo Challenge é grande. Além de Kamminga estarão em ação grandes estrelas do país como Femke Heemskerk, Ranomi Kromowidjojo, Jesse Puts, Kira Toussaint e Ferry Weertman. O evento será entre os dias 12 e 14 de agosto e os resultados podem ser acompanhados aqui.

Federica Pellegrini – Foto: Adam Pretty/Getty Images

Em Roma acontece mais uma edição do tradicionalíssimo Troféu Sette Colli, tradicional competição internacional será realizado entre os dias 11 a 13 de agosto em conjunto com o Campeonato Italiano que seria realizado no primeiro semestre, mas acabou adiado devido aos efeitos devastadores da pandemia no país. A 57ª edição do evento será realizado no Stadio del Nuoto.

Devido a restrições de viagem, bloqueios nas estradas e outros fatores, essa competição não terá o mesmo peso que o ano passado que teve a presença de várias estrelas internacionais. Dessa vez as atenções se concentram nos atletas italianos como Federica Pellegrini, Gabriele Detti, Ilaria Cusinato, Elena Di Liddo, Margherita Panziera, Benedetta Pilato, Simona Quadarella, Simone Sabbioni e Fabio Scozzoli. Para acompanhar os resultados da competição em tempo real clique aqui.

Dana Rapsys – Foto: Reuters

Na Lituânia o Sprinto Tauré acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto em piscina de 25 metros na cidade de Vilnius. Realizada pela Federação Lituana de Natação, o competição terá a presença dos principais nadadores do país e os cinco melhores nadadores do evento receberão uma premiação em dinheiro. No total serão distribuídos  € 3,6 mil aos nadadores.

Os holofotes se voltam para Danas Rapsys que ano passado havia vencido os 200m livre no Campeonato Mundial de Gwangju, mas acabou sendo desclassificado por mexer na partida. Rapsys é hoje tido com um dos favoritos para ser campeão olímpico ano que vem em Tóquio. Outra presença conformada é de Giedrius Titenis, bronze nos 200m peito no Mundial de Roma-2009. Os organizadores estão pedindo que nadadores evitem aglomerações e usem máscara durante toda a competição. Mais detalhes aqui.

Breno Correia – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Por fim acontece no próximo fim de semana o Meeting de Loulé entre os dias 14 e 16 de agosto. Como contamos aqui estarão em ação 15 brasileiros que fazem parte da missão Europa, iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para manter os principais nadadores do país em treinamento nesta época de pandemia.

Além dos brasileiros os destaques são a campeã olímpica Mireia Belmonte, a medalhista mundial Jessica Vall e o medalhista em Campeonato Europeu Alexis Santos. Confira detalhes e como acompanhar o evento clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel