Glauco Rangel conclui a Travessia do Canal da Mancha
Glauco Rangel concluiu na manhã desta terça-feira a Travessia do Canal da Mancha. O nadador completou a travessia de número 41 do Brasil na prova de 36 km, considerada uma das mais desafiadoras e perigosas do mundo. Glauco concluiu a prova entre a Inglaterra e a França em aproximadamente 10h40min, segundo seu técnico Igor de Souza.
O nadador, que fez uma campanha online para arrecadar recursos para a viagem, saiu por volta das 2h da manhã da Inglaterra horário local (22h no horário de Brasília) e chegou na manhã desta terça a costa francesa por volta das 9h15 da manhã no horário brasileiro. Glauco foi acompanhado pelo treinador e diretor de marketing da Speedo, Igor de Souza.
"Deu tudo certo, graças a Deus e quero dizer muito obrigado à torcida. Muito obrigado pela colaboração. Sem vocês nada disso seria possível. Fiz meu melhor e estou muito feliz", disse Glauco após a conclusão da travessia. O nadador chegou na Inglaterra no final do mês passado e precisou passar por um período de isolamento antes de autorização para poder treinar.
Glauco Rangel é um dos principais nomes da ultramaratona aquática no Brasil. Ano passado, para a realização da Travessia do Leme ao Pontal (35 km), Rangel foi surpreendido com uma ação entre amigos na "vaquinha online" para a realização da prova, que foi concluída com sucesso Dando continuidade ao projeto, os amigos, alunos e apoiadores decidiram ajudar o nadador na realização de um sonho: a Travessia do Canal da Mancha.
Além dos rigorosos treinamentos passados por Igor, Glauco nadou a ultramaratona Desafio Por do Sol de 45 km na Ilha do Mel como preparação para o desafio na Europa. Ele foi acompanhado na aventura por Thiago Rebelo e Alan Viana que irão fazer a Travessia do Canal da Mancha ano que vem.
Nadador federado desde 1981 e professor e técnico de natação, Glauco é tricampeão da Maratona Internacional do México, vice-campeão da Travessia dos Fortes e tem sete vitórias na tradicional Maratona Aquática 14 Bis (24 km), além de ser recordista da Travessia do Leme ao Pontal na categoria solo sem traje de neoprene com a marca de 7h13min39s em 2018.
Este ano antes de Glauco, no dia 30 de julho, outros dois nadadores do país concluíram com sucesso a travessia do Canal da Mancha: Marcio Junqueira, primeiro capixaba a realizar a travessia e a paranaense Mariana Chevalier, mais jovem brasileira a completar o desafio. Leia mais aqui. Para mais detalhes sobre a Travessia do Canal da Mancha visite o site oficial da prova. E caso queira obter detalhes da história da ultramaratona compre a edição #32 da SWIM CHANNEL, especial sobre o Canal da Mancha, clicando aqui.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.