Jogos Abertos do Interior de São Paulo são cancelados
A pandemia do COVID-19 fez mais uma vítima entre os eventos esportivos. Desta vez, o novo cancelamento é o tradicionalíssimo Jogos Abertos do Interior. A competição realizada desde a década de 1930 é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Esportes, pasta responsável pela decisão. A edição deste ano estava prevista para acontecer em Sorocaba no mês de outubro.
Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936 na cidade de Monte Alto por influência de Baby Barioni, histórico jogador de basquete. Desde então o evento passou a ser realizado anualmente em cidades do interior paulista reunindo os melhores atletas de cada cidade, inclusive grandes nomes do esporte olímpico nacional. Esta será a segunda vez que os Jogos não irão acontecer. Em 1989 devido a uma longa greve de professores os Jogos não puderam ser disputados.
Além dos Jogos Abertos, os Jogos Regionais também foram cancelados. Disputado em oito regiões do estado, essas competições funcionam como eventos qualificatórios para os Jogos Abertos. Uma dúvida que permanece é referente aos contratos de atletas, que muitas vezes fecham parcerias com prefeituras para representar essas cidades nos Jogos. Sem a realização do evento alguns contratos podem ser suspensos ou revistos.
Ano passado a competição aconteceu em Marília e a cidade de São José dos Campos conquistou seu terceiro título consecutivo. A cidade com mais taças conquistadas é Santos que soma 26 títulos no evento. Ao todo são disputadas 26 modalidades nos Jogos Abertos com destaque para natação, atletismo, futebol, basquete e vôlei.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.