Madeira Island Ultra Swim 2020
Portugal é uma nação que ama os esportes no mar. Não é para menos, com sua extensão territorial inteira voltada para o Oceano Atlântico as modalidades aquáticas têm espaço garantido no país. Assim, esportes como vela, pesca esportiva e surfe sempre foram destaque e a natação em águas abertas segue pelo mesmo caminho.
Neste ano de 2020 acontecerá a primeira edição do Madeira Island Ultra Swim (MIUS), que como próprio nome já diz, será realizado na Ilha da Madeira. O evento tem data marcada para o dia 12 de setembro e conta com diversas provas nas seguintes distâncias: 1 k, 5 k, 10 k, 20 k e 30 k.
A intenção é promover percursos diferentes para os nadadores, sendo que todas as provas terão largadas em praias separadas e a chegada oficial será no Funchal, a capital da ilha. Com um trabalho de logística diferenciado todas as provas acontecerão no mesmo dia com o seguinte roteiro:
Prova de 30 k: Largada na Calheta e chegada no Funchal
Prova de 20 k: Largada na Ribeira Brava e chegada no Funchal
Prova de 10 k: Largada na Câmera Lobos e chegada no Funchal
Prova de 5 k: Largada na Ponta Gorda e chegada no Funchal
Prova de 1 k: Largada na Barreirinha e chegada no Funchal
Para esta primeira edição histórica do MIUS, o evento terá a participação de nadadores da Espanha e do Brasil, além dos anfitriões portugueses. O objetivo é ter mais atletas amadores e também alguns dos melhores maratonistas aquáticos do mundo.
Pelo Brasil teremos simplesmente Ana Marcela Cunha, eleita pela FINA cinco vezes como a melhor maratonista aquática do mundo, e Allan do Carmo, duas vezes atleta olímpico e eleito o melhor maratonista aquático do mundo pela FINA em 2014.
A Espanha vem forte e conta com Alberto Martinez, nono colocado nos 10 km do último Campeonato Mundial em Gwangju-2019 e já classificado para os Jogos de Tóquio 2021. Além estão confirmados as presenças de Guillem Pujol, 10º colocado nos 5 km no Mundial de Gwangju-2019 e Paula Ruiz e Maria Valdez, respectivamente 13ª e 14ª colocadas nos 5 km também em Gwangju-2019.
Já Portugal vem com sua melhor formação incluindo a olímpica Vânia Neves que irá participar dos 20 k, Angélica Andre que foi 12ª colocada nos 5 km em Gwangju-2019, Rafael Gil que é o atual campeão português e o veterano Mario Bonança que também nadará a prova de 30 k.
Ao que parece, em ano adverso como este de 2020, o MIUS possivelmente será um dos eventos mais fortes do mundo este ano. Mas o objetivo não é somente os atletas profissionais, e sim proporcionar a experiência de uma verdadeira travessia, para os todos os nadadores inscritos, que totalizam aproximadamente 300 participantes.
Para André Santos, diretor técnico do MIUS, as metas são entusiasmantes. "Nós no MIUS temos um objetivo muito ambicioso que é colocar o Madeira Island Ultra Swim no circuito mundial de águas abertas, tornando a uma prova de referência no panorama das longas distâncias, no plano nacional e internacional. Isto só será possível porque temos uma equipa apaixonada que, aliada à experiência e dedicação dos nossos patrocinadores, parceiros e voluntários, fazem tudo acontecer", conta Santos.
"A nossa visão para esta que é a maior prova de longa distância em Portugal é bem clara. Queremos criar mais do que um evento, mais do que uma competição. Queremos que qualquer nadador, independentemente do seu nível de nado, possa ter a oportunidade de viver uma experiência de natação autêntica", acrescenta o diretor técnico da prova.
O MIUS conta com fortes patrocinadores, entres eles o Governo Português, a Prefeitura da Ilha da Madeira, a Federação Portuguesa de Natação e mais outros 20 apoiadores. No site oficial há informações sobre todos os detalhes das provas através do link: https://www.miusmadeira.com/en/.
A SWIM CHANNEL sempre teve carinho e atenção com os nadadores de Portugal e estará como mídia apoiadora no MIUS 2020. Assim, este apaixonado especialista que vos comunica, que além realizar a cobertura do evento na Ilha da Madeira, também participará da prova de 5 k. Assista abaixo um trailer sobre o MIUS 2020:
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.