Revezamento medley…no Canal da Mancha!
A Travessia do Canal da Mancha é um dos feito mais cobiçados por nadadores de águas abertas. Seja pelo desafio pessoal de superar seus limites, seja para superar recordes. Neste verão europeu já aconteceram diversas tentativas concluídas com sucesso, caso do trio brasileiro Marcio Junqueira, Mariana Chevallier e Glauco Rangel. Mas essa travessia também tem histórias curiosas tidas por muitos como absurdas. E mais uma delas poderá ser registrada na semana que vem.
Trata-se da prova em revezamento da equipe britânica Big Ricks Swim Team. O time composto pelas experientes nadadoras Melanie Holland, Claire Thorn, Lucy Lloyd-Roach e Sarah Hempenstall tentará registrar um feito inédito nas águas do Canal: ser a primeira equipe feminina a concluir a travessia no formato de revezamento medley. Isso mesmo, cada uma nadará durante uma hora um estilo de natação. Melanie vai abrir de costas, Claire nadará peito, Lucy vai de borboleta e Sarah fechará nadando crawl.
Diferentemente da versão tradicional de revezamento, como todos nadando crawl e tendo uma média de quilometragem semelhante, essa será formação terá uma grande variação de metragem entre as atletas. Por exemplo, Sarah que irá de crawl provavelmente nadará a maior distância já que este é o estilo mais veloz. Por outro lado, Claire será que nadará menos quilômetros porque vai de peito. De qualquer forma, temos que levar em conta também que o esforço físico que cada nadadora deverá fazer ao longo do percurso. Afinal não deve ser nada fácil nadar borboleta durante uma hora nas águas do Canal da Mancha
Todas as quatro nadadoras já cruzaram o Canal da Mancha a nado antes em formato de revezamento e agora buscam arrecadar dinheiro para a campanha Surfers Against Sewage, que tem como objetivo proteger oceanos, praias e vida selvagem no mar. Caso queira obter mais detalhes sobre a história e curiosidades do Canal da Mancha adquira aqui a edição #32 da SWIM CHANNEL especial sobre esse desafio.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.