Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Equipe Glauco Rangel/Rebollo Assessoria vence a Caraguá-Ilhabela

swimchannel

21/11/2017 17h59

A equipe T. O. Glauco Rangel/Rebollo Assessoria foi a grande campeã da Travessia Caraguá-Ilhabela 2017, uma das provas mais tradicionais da natação brasileira. A travessia, realizada pela primeira vez por Abilio Couto em 1959 como já contamos aqui, é conhecida pelos desafios da região como a forte correnteza que os atletas enfrentam em boa parte do percurso. Disputada em formato de revezamento desde 2012, a prova teve este ano 19 equipes inscritas, sendo três estrangeiras.

Liderada pelo experiente e veterano atleta de águas abertas Glauco Rangel, a equipe conquistou o título ao concluir os 22 km de percurso em 4h57min45s. O time, além de Glauco, contou com os nadadores Alan Viana, Thiago Rebollo e Nathalia Oliva. O vice-campeonato ficou com o time Anjos D'Água 1, que concluiu a prova em 5h13min10s. A equipe São Carlos completou o pódio na terceira colocação com 5h16min07s. Os resultados completos da prova estão disponíveis aqui.

Pódio com as três melhores equipes – Foto: Igor de Souza/Reprodução

A dinâmica do evento é bem simples. Cada equipe é composta por quatro atletas, sendo obrigatoriamente uma mulher. Cada atleta nada por 30 minutos cronometrados pelos árbitros que acompanham os nadadores em cada barco e a ordem das trocas deve ser mantida até o final da prova. O evento, organizado pela Associação Aquática, é considerado pela maioria dos nadadores como a melhor prova em revezamento nas águas abertas do país devido a competitividade, adrenalina e possibilidade de superar grandes desafios.

Um dia depois do evento aconteceu também a última etapa do Circuito Maratonas Aquáticas em Ilhabela. Este é o principal e mais antigo circuito de águas abertas do Brasil e este ano teve dez etapas. Foram disputadas três provas curta (1 km). média (2 km) e longa (4 km). Na prova principal os campeões foram Catarina Ganzeli, da Unisanta, e Andre Cunha, da São Carlos/Ohata Training. Para conferir os resultados completos da etapa clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel