Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Commonwealth Games começa na semana que vem

swimchannel

17/07/2014 18h08

Na próxima semana tem início na cidade escocesa de Glasgow, a 20ª edição do Commonwealth Games. O evento, que no passado era aberto apenas por membros da comunidade britânica, hoje é disputado por 71 países que fazem parte da Commonwealth of Nations (Comunidade de Nações em português), uma organização intergovernamental. Para saber um pouco mais sobre a história dessa tradicional competição clique aqui e leia uma matéria publicada em abril, aqui no Blog da SWIM CHANNEL.

A natação é uma das modalidades do Commonwealth Games e vai ser disputado no moderno Tollcross International Swimming Centre, que foi o palco da seletiva escocesa para o evento. Tida como a grande favorita para acumular medalhas, a Austrália vai com força total para a competição e convocou 59 nadadores. No momento eles estão fazendo um trainning camp na cidade de Manchester. Lá existe um moderno centro aquático que também foi palco de preparação dos aussies antes dos Jogos Olímpicos de Londres.

As irmãs australianas Cate e Bronte Campbell - Foto: Quinn Rooney/Getty Images

As irmãs australianas Cate e Bronte Campbell – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

James Magnussen e Cameron McEvoy são os grandes nomes do time australiano. Após um acirrado duelo entre eles no Campeonato Australiano, que foi disputado em abril, a dupla chega a Glasgow muito motivada em continuar reinando na disputa dos 100m livre, afinal, eles lideram o ranking mundial e foram os únicos a nadar a prova abaixo dos 48 segundos em 2014. No time feminino as irmãs Bronte e Cate Campbell são o principal destaque, já que também estão entre as melhores velocistas do mundo. Emily Seebohm e Belinda Hocking, respectivamente líderes do ranking mundial nos 100m e 200m costas também disputam o evento. A única baixa do time australiano é o velocista Eamon Sullivan, que anunciou esta semana sua aposentadoria das piscinas por recomendação médica após nova lesão.

Diferente dos Jogos Olímpicos, os nadadores britânicos não competem juntos sob a bandeira do Reino Unido. No Commonwealth Games cada atleta representa o seu país, no caso Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Os ingleses convocaram 40 nadadores para a competição e apostam nos velocistas Francesca Halsall, medalha de bronze nos 50m livre no Mundial de Barcelona-2013 e Liam Tancock, bicampeão mundial dos 50m costas em 2009 e 2011. Anfitriões, os escoceses esperam poder subir ao pódio para felicidade de seus torcedores. As grandes esperanças são Michael Jamieson, medalha de prata nos 200m peito em Londres-2012, e Hannah Miley, finalista olímpica em Londres e prata nos 400m medley no Mundial de Xangai-2011.

O vice-campeão olímpico Michael Jamieson treinou um tempo no Brasil com Albertinho- Foto: Flávio Peréz

O vice-campeão olímpico Michael Jamieson treinou um tempo no Brasil com Albertinho- Foto: Flávio Peréz

Quem também chega forte a Glasgow é a África do Sul. O time tem dois dos melhores nadadores do mundo na atualidade: o versátil Chad Le Clos e o peitista Cameron van der Burgh, além do veterano Roland Schoeman. Outras estrelas que estarão em ação no evento são o canadense Ryan Cochrane, o trinitário-tobaguense George Bovell, a jamaicana Alia Atkinson e o queniano Jason Dunford.

O Commonwealth Games será mais um evento para muitos desses nadadores que ainda terão pela frente outros desafios nesta temporada como o Campeonato Pan-Pacífico de Gold Coast, o Campeonato Europeu de Berlim e o Campeonato Mundial de piscina curta de Doha. Então que comece o show em Glasgow!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel